• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Março 2009
Unicamp disponibiliza 25 mil trabalhos na Biblioteca Digital
Escrito por Administrador
Sex, 27 de Março de 2009 13:54

Correio Digital
TESES / Objetivo é facilitar o acesso da comunidade

Patrícia Azevedo
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
mailto: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Quem quiser ler uma tese da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não precisa ir até o campus em Barão Geraldo, pode acessar mais de 25 mil trabalhos por meio da Biblioteca Digital da Universidade, no endereço http://libdigi.unicamp.br. Das 30 mil teses defendidas, 25.220 já foram digitalizadas dentro do Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), o que corresponde a 85% do total. “A intenção é dar acesso para a comunidade externa ao conhecimento produzido aqui na universidade”, explica Luiz Atílio Vicentini, diretor da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL).

O projeto de digitalização começou em 2001 e transformou a Unicamp na instituição com o maior conteúdo de acessos públicos da América Latina. Ainda falta digitalizar cerca de 5 mil teses, trabalho que deve estar concluído neste semestre. De acordo com Vicentini, desde 2002 a biblioteca já recebeu mais de 14 milhões de visitas. No mesmo período foram feitos cerca de 3,5 milhões de downloads. “Esse número é impressionante e mais da metade dos visitantes é de fora da universidade”, explica Vicentini.

Para acessar as teses e fazer o download dos arquivos é necessário preencher um pequeno cadastro. Até janeiro deste ano, a Unicamp já tinha contabilizado 500 mil usuários registrados. O trabalho foi impulsionado no período de férias, quando 600 estudos foram digitalizados por sete bolsistas. O diretor do sistema de bibliotecas explica que as teses que faltam ser digitalizadas são as mais antigas, muitas delas da década de 70. “Elas passam por um setor que desmonta as teses e solta as folhas. Depois os operadores passam as folhas por um scanner que já gera o arquivo em PDF”, conta Vicentini. Em seguida, o arquivo digitalizado é conferido com o original, devolvido para o setor gráfico, que remonta a tese e a devolve à biblioteca. O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) foi a primeira unidade a ter 100% de suas teses digitalizadas. Outras unidades que chegaram à totalidade são o Instituto de Química (IQ), o Instituto de Biologia (IB), a Faculdade de Educação (FE), a Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) e o Instituto de Geociências (IG). Estão próximas disso a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), a Faculdade de Ciências Médicas (FCM), o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec).Além das teses, cerca de 7,5 mil documentos estão digitalizados. Depois que todas as teses estiverem digitalizadas, explica Vicentini, a missão será promover uma revisão do software em uso e incluir outros documentos. Os estudos mais acessados são os da área de Humanas. De acordo com Vicentini, a área responde por 41% dos acessos a teses. A tese mais acessada nos últimos meses foi da Faculdade de Educação, defendida em 2002. Intitulada (In)disciplina na escola: cenas da complexidade de um cotidiano escolar, foi escrita por Candida Maria Santos Daltro Alves e orientada pelo professor Ulisses Ferreira de Araújo. Foram 30.753 acessos até o fechamento desta edição e 8.205 downloads Destaque A maioria das universidades brasileiras tem algum tipo de projeto para teses digitalizadas, porém o que permitiu à Unicamp se destacar nesse ambiente virtual foi a dinâmica que procurou imprimir à atividade, além do compromisso da instituição de ver o trabalho sendo executado, desde 2003. Uma iniciativa do SBU agora será divulgar quem são as pessoas que realizam os downloads, os seus endereços eletrônicos e de onde são. Numa próxima etapa serão mostrados gráficos sobre a utilização desse serviço e o número de downloads de todas as teses, bem como um gráfico dos países que as acessaram”, conta Luiz Vicentini.

UNICAMP
- Teses digitais em números
- 9.308 teses digitais publicadas em 2008
- 5.035 teses do acervo retrospectivo para serem digitalizadas
- 14,4 milhões de visitas desde 2004
- 6,5 milhões de visitas em 2008, 85% superior a 2007 (3,5 milhões
- Média diária de visitas: 17.920
- Downloads em 2008: 1,1 milhão, média de 93 mil downloads ao mês e 3 mil ao dia.
- Total acumulado de downloads desde 2004: 3,4 milhões.
- Média de 775 teses publicadas por mês em 2008, 35 teses por dia (base 264 dias úteis)
- Maior quantidade de publicações em 2008: fevereiro, 1.602 teses
- Menor quantidade em 2008: outubro, 402 teses
Fonte: Unicamp


Seminário New Frontiers in Thin Film Characterization with Spectroscopic Ellipsometry
Escrito por Administrador
Qui, 26 de Março de 2009 15:21

Na próxima sexta-feira, 27 de março, às 10 horas será realizado no CTI o seminário New Frontiers In Thin Film Characterization With Spectroscopic Ellipsometry instrutor Rodolfo Carrera, PhD, na sala de aula do prédio II.

Estão todos convidados.

 


 

New Frontiers in Thin Film Characterization with Spectroscopic Ellipsometry

James N. Hilfiker

Spectroscopic Ellipsometry (SE) is a powerful optical measurement used to study thin film properties. It can provide accurate and precise characterization of thin film thickness and optical constants (n and k).
Additional material properties, such as optical anisotropy, surface roughness, optical gradients, doping concentration, and material composition can also be studied. The flexibility of SE has opened up applications in very diverse areas; including semiconductor, photolithography, photovoltaic, optical coating, biochemistry, displays, and more.

The seminar will be divided into three parts:

1. Description of fundamental theory of spectroscopic ellipsometry.
We will describe how thin film properties are determined from the optical measurement of polarization change. Modern software automates this process, but we will describe the steps that take place from placing your sample on an ellipsometer to reporting thickness and optical constants.

2. Overview of Spectroscopic Ellipsometer Solutions. The Woollam Company is the world leader in research SE products with over six families of instruments available. With nearly 2,000 SE systems installed around the world, top researchers are continually developing new applications with their Woollam instruments. The variety of instruments will be compared and the target applications will be discussed.

3. Applications of Spectroscopic Ellipsometry. Woollam ellipsometers are used for a huge variety of applications. We will quickly review recent SE applications ranging from thin film photovoltaics to anisotropic nanostructured materials.


2º Seminário em Tecnologia da Informação de Bolsista PCI – CTI
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:32
O CTI realizará ao final de março seu segundo Seminário envolvendo bolsista do Programa de Capacitação Institucional - PCI. Este evento traz a oportunidade dos bolsistas, modalidade DTI – Desenvolvimento Tecnológico Industrial, apresentarem suas atividades dentro dos projetos científicos do CTI. É, portanto, um momento impar da comunidade interna conhecer o que está sendo feito pelos mesmos e de encontrar oportunidades de colaboração nos projetos.

Data: 31/03 e 01/04/2009
Local: auditório do CTI
Quem deve participar? Quem tiver mais de seis meses de atividades como bolsista deve apresentar um artigo técnico (mesmo que só disponha de resultados preliminares) e apresentá-lo oralmente no auditório. Por outro lado, aqueles que tiverem menos de 6 meses devem apresentar a proposta de trabalho na forma de um pôster. Solicita-se a presença de todos os bolsistas DTI ao longo do evento.
Prazo de Entrega: pede-se que os artigos (juntamente com as apresentações) e os pôsteres sejam entregues a Sra. Alessandra Costa ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ) ramal 6132 até o dia 25 de Março, impreterivelmente.

Sobre a apresentação:
As atividades do projeto devem ser relatadas na forma de um artigo de até 6 (seis) páginas que seguem uma formatação dada pelo template disponível em anexo (Template_artigo_PCI_v09.doc)

As apresentações serão feitas em slides ppt e devem ser apresentadas em 15 minutos. Haverá 5 minutos de questionamento (discussões excedentes devem ficar para o intervalo).
Bolsistas novos:

Anais e Premiação:
Todos os trabalhos completos farão parte dos anais do evento que terá referência ISSN. Além disto, um comitê, com membros internos e externos, irá avaliar todos os trabalhos visando à seleção de candidatos ao Prêmio Destaque PCI do MCT. Os artigos selecionados comporão uma publicação exclusiva do MCT.

 

FAVOR DIVULGAREM PARA PROVÁVEIS INTERESSADOS


Chamada para aritgos : Workshop Web2Touch 2009
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:31

O Workshop Web2Touch 2009, será realizado em Milão - Itália nos dias 15 a 18 de setembro. O evento, que ocorrerá concomitantemente a Conferencia Web Intelligence 2009, sob os cuidados do IEEE e ACM, pretende explorar a web sob um aspecto multidisciplinar, mostrando todo o potencial da rede como um meio vivo de compartilhamento e colaboração.

Para mais informações, veja o arquivo anexo.


Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:30

O CTI participou do Projeto Excelência na Pesquisa Tecnológica da ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica, através da Encomenda MCT/FINEP/AÇÃO TRANVERSAL – MODERNIT 03/2006 L1, em parceria com o MCT e a FINEP, cuja gestão esteve a cargo do servidor João de Oliveira Junior do NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica. Este Projeto teve como propósito definir um conjunto de indicadores de desempenho para Institutos de Pesquisa Tecnológica, bem como avaliar suas práticas de gestão, segundo os Critérios de Excelência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e priorizava como uma de suas metas a elaboração do relatório de gestão.

Após o trabalho de apoio da empresa GETAC – Assessoria e Consultoria, que incluiu uma série de entrevistas, o relatório de gestão foi finalizado e entregue a Direção do CTI.

Estamos disponibilizando na Intranet os resultados do Perfil da Instituição; os Critérios de 1 a 8 do Relatório de Gestão (RG) e o Relatório de Avaliação (RA) Final.

Caso seja de seu interesse assistir uma apresentação sobre esses resultados, faça sua inscrição através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e oportunamente entraremos em contato para informar a data, local e horário da apresentação.


Curso de Metodologia de Análise e Solução de Problemas
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:10

Nos próximos dias 2 e 3 de fevereiro, acontecerá no CTI / FacTI o treinamento MASP/8D - Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP), ministrado pela MTU Consultoria em Gestão, com uma carga horária total de 16h.O objetivo do treinamento é capacitar os participantes na aplicação plena da metodologia MASP como ferramenta para a melhoria contínua da qualidade, fornecendo técnicas para aplicação das ferramentas da qualidade de forma sincronizada para estabelecer ações corretivas e preventivas, baseando as decisões em evidências objetivas.
A MTU oferecerá o material didático aos participantes. O curso acontecerá na FacTI, no laboratório da HP LA PSC e é destinado aos funcionários da HP. Entretanto, existe um número de vagas limitado para pessoal do CTI / FacTI. Os interessados deverão contatar Jaime Kharter, ramal 6295,
e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Abaixo segue o conteúdo programático do curso:
_ Conceitos Fundamentais:
_ Problema
_ Causa-raiz
_ Ação de contenção
_ Ação corretiva
_ Abrangência da ação corretiva
_ Problema potencial
_ Ação preventiva
_ O Trabalho em Equipe.
_ Desdobramento e desenvolvimento da metodologia passo a passo
_ Gerenciamento de Ações Corretivas:
_ Responsabilidades
_ Prazos
_ Follow-up das ações
_ Aplicação das 7 Ferramentas Estatísticas e da Técnica de Brainstorming como base para a Metodologia de Solução de Problemas:
_ Folha de Verificação
_ Estratificação
_ Diagrama de Pareto
_ Diagrama de Causa e Efeito
_ Diagrama de Dispersão
_ Gráfico de Controle
_ Histograma
_ Estudo de casos / Exercícios Práticos


CTI recebe visita de alunos da
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:09
No próximo dia 6 de fevereiro, a partir das 08h30, o CTI receberá 15 alunos que estão participando da Oficina de Microfabricação na Unicamp. Este curso conta com aulas práticas de fabricação de circuitos integrados, tem duração de duas semanas em tempo integral e conta com colaboração do CTI e apoio do INCT NAMITEC. O objetivo da visita é conhecer os laboratórios de microeletrônica e as dependências do CTI.

Nota do Ministério da Ciência e Tecnologia
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:08
Nota do Ministério da Ciência e Tecnologia

SEMINATEC 2009
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:06

The IEEE EDS Student Chapter at UNICAMP, OSA Student Chapter at UNICAMP, CCS - Centro de Componentes Semicondutores and IEEE South Brazil Chapter would like to invite the community to the V SEMINATEC.
Location: Auditório da Faculdade de Engenharia Química and Centro de Componentes Semicondutores, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SPDate: March 19-20th 2009.
Abstracts submission deadline: 20/02/2009
Notification of Acceptance: 10/03/2009
Send the abstract to: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Registration and more information: www.ccs.unicamp.br/seminatec

About the event:
SEMINATEC 2009 is a continuation of four previous annual workshops, all focused on technology trends in the areas of micro and nanotecnology. SEMINATEC is organized by the Center for Semiconductors at the University of Campinas Brazil with support/funding from the Brazilian Council for Research and Development, the student chapter of OSA, student chapter of IEEE EDS, The Brazilian Microelectronic Society, The Center for Information technology, the Center for Research in Optics and Photonics and The Integrated Systems Laboratory(University of São Paulo). We believe the biggest goal of this event is to promote the interaction among industry, academia, research & development centers, government and students, all looking for real opportunities towards improving education and research.
We invite the community to participate in the poster session that will happen during V SEMINATEC. The abstract must be written in English and be sent to Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. by February 20th. The best papers selected by the organizing committee will be invited to make an oral presentation.
The V SEMINATEC welcomes the submission of original papers in all areas related with semiconductors, optoelectronic devices, optics, fabrication of micro & nano-structures, microsystems, devices and integrated circuits. We also encourage participation of works in the area of device modeling, CAD and simulation.



 


Trabalho de Bolsista é Apresentado na 8th Annual
Escrito por Administrador
Ter, 24 de Março de 2009 09:05
O Dr. Fernando Ely da Divisão de Mostradores de Informação apresentará um trabalho na 8th Annual Flexible Electronics & Displays Conference & Exhibits. O evento será realizado em Phoenix, Arizona, USA nos dias 2-5 de Fevereiro de 2009. O trabalho intitulado "Flexible Plastic Solar Cells based on CdSe Quantum Dot - Poly[3-(2-metoxyethoxy)-etoxymethyltiophene-2,5-diyl]) Composite by Ink-Jet Printing" relata os resultados obtidos na construção de células solares híbridas sobre plástico realizada no CTI usando a técnica de deposição por jato-de-tinta.

Página 1 de 3


Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI - CNPJ: 04.822.500/0001-60
Rodovia Dom Pedro I (SP - 65) Km 143,6 Bairro: Amarais - Campinas (SP) CEP: 13069-901
Telefone: (0xx-19) 3746-6000 / Fax (0xx-19) 3746-6028