• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Novembro 2009
Feriados 2010
Escrito por Administrador
Seg, 23 de Novembro de 2009 10:11
A Portaria nº 834, de 06/11/2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, define os feriados e pontos facultativos em 2010.
Em Campinas, são considerados pontos facultativos os dias 9 de julho (estadual) e 20 de novembro (municipal), bem como o dia 8 de dezembro (feriado municipal), datas em que não haverá expediente no CTI.

Palestra gratuita do IPE – Instituto de pesquisas evolutivas - Afinidade nos Relacionamentos
Escrito por Administrador
Qua, 18 de Novembro de 2009 10:27
Sinopse: As corretas relações humanas são baseadas em responsabilidade, respeito, reciprocidade, valorização de si e do outro e possibilitam ao homem usufruir seu direito, pelo dever de ser feliz.
Data: 25/11/2009
Horário: 10H00 ÀS 11H30
Local: Auditório do CTI
Inscrições: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Sobre as palestras do IPE no CTI
Acreditando que o ser humano precisa ser trabalhado em todos os seus aspectos e aproveitando o momento de mudanças do CTI, as palestras vêm ao encontro de nosso contexto. As palestras abordam temas que as organizações em geral estão incorporando cada vez mais em seu dia-a-dia, colocando o ser humano como figura central. Temas como Motivação, Liderança, Gestão de Pessoas e Espiritualidade (sem caráter institucional-religioso) fazem parte do portfólio. Todas as atividades do IPE são gratuitas.

Sobre o IPE
O IPE - Instituto de Pesquisas Evolutivas realiza serviços de esclarecimento à comunidade, sem fins lucrativos e tem como proposta pesquisas referentes ao ser humano, que visam proporcionar uma conscientização deste como ser integral. Esta é a sua meta: homem como ser integral, para que ele se conscientize de seus aspectos interiores e, através deste conhecimento, promova sua organização física, emocional, intelectual, social e espiritual de forma a desenvolver sua dignidade e favorecer um ambiente de harmonia.

Participem!

Palestra CIPA
Escrito por Administrador
Qua, 18 de Novembro de 2009 10:26
Informamos que o Dr. Luis Fernando Ribeiro Macatti estará ministrando no dia 17/11/2009, às 10h, no auditório do CTI, a palestra "CIPA E MEDICINA PREVENTIVA NA EMPRESA". Este evento terá como público alvo os membros da CIPA, bem como os servidores e colaboradores das divisões que estão envolvidas com o Sistema de Gestão de Qualidade. Experiências do palestrante:

Especialista em Medicina do Trabalho e Clínica Médica;
Ex-Gerente Médico do Trabalho da 3M do Brasil;
Revisor do livro The Medical Disability Advisor 4ª e 5ª edições do Presley Reed;
Ex- Professor da Universidade Unimed;
Ex-Presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (Gestão 1991 a 1993);
Membro fundador da UNICRED Campinas (1993);
Ex-Professor da disciplina de Saúde Ocupacional em Empresas no curso de especialização em Gestão e Estratégia de Empresas da UNICAMP;
Ex-Coordenador de Saúde Ocupacional da CIESP;
Autor do artigo “Hipertensão arterial em indústria metalúrgica de grande porte”, apresentado no Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho;
Palestrante e congressista na área de Segurança e Medicina do Trabalho;
Médico cooperado da Unimed Campinas.


Todos estão convidados!

2o. Colóquio de Micro e Nanoeletrônica Redes de Sensores sem Fio
Escrito por Administrador
Sex, 13 de Novembro de 2009 11:45
Palestrante: Profa. Dra. Linnyer Beatrys Ruiz (UEM)
Data e Horário: Sexta-feira, 13/11, 11 hs
Local: Sala de Reuniões do Prédio V - CTI Renato Archer, Campinas-SP
O colóquio será também transmitido pela Internet.
Resumo:
Redes de Sensores Sem Fio
As RSSF são uma tecnologia recente que se encontram na fronteira tecnológica. Os elementos (nós sensores) de uma RSSF são freqüentemente apontados como uma nova classe de sistemas computacionais, diferenciados do hardware do passado pela ubiqüidade e por suas habilidades analíticas coletivas. Os nós sensores são projetados com pequenas dimensões e apresentam capacidade de sensoriamento, processamento local e comunicação sem fio. Esses elementos de rede podem ser lançados ou posicionados em áreas remotas ou de grande extensão (reservas ambientais, áreas de risco, ambientes insalubres ou inóspitos) e colaborar entre si para realizar tarefas de monitoração de diferentes fenômenos. Os dados coletados por meio de sensores nos nós podem ser processados localmente e depois enviados para um ou mais pontos de coleta por meio da rede sem fio. A não utilização de cabos de energia e cabos de rede proporciona às RSSF o potencial de serem distribuídas sobre o ambiente sem que haja preocupação com instalação, manutenção ou rompimento da infra-estrutura de sensoriamento. Por essas e outras razões, a tecnologia de RSSF tem o potencial de ser utilizada em diferentes aplicações, mas, tratando-se de uma área recente de pesquisa, muitos tópicos de desenvolvimento precisam ser estudados.
Dra. Linnyer Beatrys Ruiz, UEM
Instruções para uso da WebConf
1) A sala de WebConf terá acesso livre no período da WebConf. O endereço é http://webconf.rnp.br/cti
2) Ao entrar no ambiente há instruções para ajuste do microfone, caso pretenda usá-lo.
3) O ambiente de WebConf exibe o video em uma pequena janela, as transparências do palestrante em outra, a lista de presentes em outra e permite comunicação por chat (Bate-Papo) ou por microfone.
Boa palestra!

Visitantes de Angola
Escrito por Administrador
Sex, 13 de Novembro de 2009 11:45
Nesta terça-feira a partir das 14:00 horas receberemos a visita de uma Comitiva de Angola, composta de prefeitos e governadores daquele país, interessados em parceria.
Os visitantes estarão acompanhados de representantes da Assessoria Internacional da Prefeitura Municipal de Campinas e serão recebidos pelos pesquisadores Roberto Panepucci e Antonio Pacheco.

Workshop CAMPINAS TECNOLÓCIA Estratégias - Benefícios - Incentivos
Escrito por Administrador
Ter, 10 de Novembro de 2009 12:53

Serviços de Divulgação e apoio
Escrito por Administrador
Sex, 06 de Novembro de 2009 07:42
"Senhores Servidores e Colaboradores”

Como parte de sua atribuição institucional, a equipe da DRI está à disposição para elaborar peças de divulgação de interesse dos projetos do CTI (cartões de visita, folders, páginas digitais, divulgações de eventos, publicações, etc).

Esses serviços exigem uma dedicação e um tempo de maturidade maiores e a prática vem demonstrando que os pedidos das áreas técnicas nos chegam quase que imediatamente antes da data da necessidade, prejudicando os resultados de nosso trabalho.

Sendo assim, solicito que quaisquer pedidos dessa natureza sejam enviados à equipe, através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. com, no mínimo, 10 (dez) dias de antecedência, de modo a permitir a entrega de um resultado satisfatório, que atinja os propósitos das áreas demandantes.

Atenciosamente

Treinamento Intensivo em FPGA – FIELD PROGRAMMABLE GATE ARRAY
Escrito por Administrador
Sex, 06 de Novembro de 2009 07:41
Na próxima semana de 9 a 13 de novembro, a empresa Orbisat estará realizando aqui no CTI um Treinamento Intensivo em FPGA – FIELD PROGRAMMABLE GATE ARRAY.

O treinamento será realizado no Auditório, contará com a presença do palestrante internacional Peter Thorwartl de origem austríaca e será ministrado totalmente em inglês.

Estamos anexando as informações com a programação e custos para participação.

Caso haja interesse acesse o endereço: http://www.orbisat.com.br/fpga/cadastro.html para a inscrição.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida no ramal 6247 com Eliana.

Lançamento Oficial da 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Escrito por Administrador
Sex, 06 de Novembro de 2009 07:40
Ministro Sergio Rezende lança a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação na próxima quarta-feira dia 4/11, em Brasília

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, lança oficialmente na próxima quarta-feira (4/11), às 14h, no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a 4ª Conferencia Nacional de Ciência, tecnologia e Inovação (CNCTI).

Marcada para se realizar em Brasília de 26 a 28 de maio de 2010, a Conferência tem como foco a formulação de uma “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vista ao Desenvolvimento Sustentável”. Conduzidos por esse balizamento serão debatidos diversos assuntos que levem à consolidação do desenvolvimento sustentável, cujos aspectos econômico, ambiental e social sejam respaldados por uma ampla discussão com a sociedade.

A Conferência deve nortear suas discussões segundo o Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional 2007-2010 (PAC,T&I). Quatro temas estão em debate: Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Inovação na Sociedade e nas Empresas; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Áreas Estratégicas; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.

Ela deve analisar também os programas e resultados alcançados pelo PAC,T&I e encaminhar sugestões para a formulação de uma Política de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, que tenha como objetivo principal um desenvolvimento sustentável.

Convocada por Decreto Presidencial de 3 de agosto de 2009, a Conferência será precedida de cinco reuniões regionais (Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sul e Sudeste) a ocorrem até março de 2010.

Para a solenidade de lançamento estão convidados ministros de Estado, secretários estaduais de C&T, representantes da comunidade científica, do segmento empresarial, e de organizações da sociedade.

Haverá transmissão AO VIVO através da NBR e pelo site do MCT www.mct.gov.br

Visita no CTI nesta quarta-feira dia 28 de outubro
Escrito por Administrador
Sex, 06 de Novembro de 2009 07:40
Receberemos nesta quarta-feira dia 28 de outubro o presidente da IEEE-MTTS, Dr. Barry Perlman, que está no Brasil em missão visitando diversas instituições.

O visitante já esteve no IME - Instituto Militar de Engenharia, na PUC-Rio e no CTA - Centro Tecnológico da Aeronáutica e visitará a UFABC, a USP, a UNICAMP e outras instituições.

O Dr. Barry Perlman é Diretor de Tecnologia do DoD - Department of Defense dos Estados Unidos, sendo responsável por um orçamento substancial que o faz ser um excelente contato para projetos colaborativos.

As 16:00 horas o Dr. Barry Perlman dará uma palestra de aproximadamente 30 a 40 minutos no Auditório, intitulada: “Trends in Mixed Signal RF and Integrated Microsystems”

Compareçam!
Todos estão convidados

Página 1 de 5


Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI - CNPJ: 04.822.500/0001-60
Rodovia Dom Pedro I (SP - 65) Km 143,6 Bairro: Amarais - Campinas (SP) CEP: 13069-901
Telefone: (0xx-19) 3746-6000 / Fax (0xx-19) 3746-6028