• Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

2011
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
Escrito por Administrador
Sex, 09 de Dezembro de 2011 11:37

CTI participa dos esforços para implantação da rede de alta velocidade em Campinas
Escrito por DSC
Qua, 07 de Dezembro de 2011 08:58
CTI participa dos esforços para implantação da rede de alta velocidade em Campinas

O CTI integra o Comitê Gestor e Técnico para a implantação da Redecomep de Campinas, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, sob a coordenação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

A Redecomep tem o objetivo de implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país que são servidas pelos pontos de presença da RNP, utilizando uma infraestrutura avançada de fibras ópticas em uma operação compartilhada com instituições semelhantes, na modalidade de consórcio.

O modelo possibilita a ampliação da capacidade de transferência de informação sem o equivalente aumento dos custos, como ocorre com os serviços contratados de operadoras de telecomunicações.

Entre as instituições participantes que se beneficiarão do projeto em Campinas, destacam-se: o CPqD, UNICAMP, ABTLuS / LNLS, CATI, Embrapa, EsPECex, IAC, IMA, ITAL, PUC-Campinas, 11ª Brigada de Infantaria Blindada, Prefeitura Municipal de Campinas, além do próprio CTI. Sua implementação está prevista para início do segundo semestre de 2012.


Encerramento do Exercício de 2011 - 16/12/2011 - das 9 às 17 horas
Escrito por Administrador
Sex, 02 de Dezembro de 2011 15:19

poster1

Assessoria da Presidência do BNDES visita o CTI Renato Archer
Escrito por Administrador
Seg, 28 de Novembro de 2011 12:08
Estiveram na última sexta-feira no CTI Renato Archer, Margarida Baptista, Carlos Azen e Ricardo Rivera da Assessoria da Presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Eles participaram de reunião com a diretoria para visitar os laboratórios e conhecer  alguns projetos de pesquisa do instituto.

dscn2377

Folder antigo - CTI
Escrito por Administrador
Seg, 21 de Novembro de 2011 15:19
Prezados colegas,

Gostaríamos de compartilhar com todos um documento histórico do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer. Trata-se de um folder, produzido em 1991 para a divulgação das atividades do instituto.

Boa leitura!

foldercti

Visita da Halliburton Brasil Technology Center
Escrito por Administrador
Qua, 16 de Novembro de 2011 14:42
O CTI Renato Archer recebeu nesta tarde o Sr. Jacob Thomas, Diretor do Brazil Technology Center, interessado em conhecer as potenciais linhas de colaboração, visitar as instalações, laboratórios e experiências realizadas com a indústria relacionadas à Oleo e Gás, linhas pesquisa e atuação.
O senhor Jacob, estava acompanhado da Sr. Márcio Spínola  da empresa  Halliburton Brasil Technology Center.
Os visitantes foram recebidos pelo Diretor substituto Prof. Dr. Antonio Montes e pesquisadores da casa.

DRI_FOTO1

Palestras: “Institucional PMI® e Valores e Práticas de Agile e Scrum”
Escrito por Administrador
Seg, 14 de Novembro de 2011 15:20

Programa “EVENTOS TÉCNICOS”
Diretoria de Grupos de Estudos Técnicos

Palestras: “Institucional PMI® e Valores e Práticas de Agile e Scrum”

Objetivo:
Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia, EUA, o Project Management Institute (PMI®) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos e atualmente conta com mais de 320.000 associados em 180 países.
O evento mostrará o que é e como atua o PMI no Brasil e no mundo e quais são as certificações e Standards, e a importância da excelência no gerenciamento dos projetos para que sejam concluídos dentro das expectativas dos envolvidos, e sejam considerados projetos de sucesso.
Partindo do princípio que, as boas práticas em gerenciamento de projetos levarão os profissionais ao sucesso dos seus projetos, e de suas vidas, a palestra Valores e Práticas de Agile e Scrum dá uma visão da aplicabilidade destas práticas para que os gerentes de projetos obtenham cada vez mais sucesso em seus projetos e foca a nova certificação do PMI®, PMI-Agile Certified Practitioner (PMI-ACP).

Esta apresentação é focada para gerentes de projetos que já possuem experiência ou que buscam informações sobre os valores e práticas de Agile e Scrum para gerenciamento de projetos. Apresenta dinâmicas e exercícios práticos para viabilizar o início e aprimoramento do gerenciamento de projetos com Scrum, aplicando juntamente os conceitos e boas práticas encontradas no PMBOK®. São abordados desde conceitos iniciais, definição de sucesso e insucesso e papéis e responsabilidades em Agile Teams até monitoramento e controle em agile, gerenciamento de riscos, métricas e ferramentas ALM/PLM utilizadas em Agile.

Palestrante:
Heitor é um agilero. Atualmente trabalha como Agile Coach e Trainer e tem lidado com Agile desde 2004. É escritor, palestrante e instrutor na Área de TI. Trabalhou como consultor associado do Fraunhofer Institut em Stuttgart (http://www.fhg.de). Além de ser palestrante de Agile e Scrum em conferências de Lean Six Sigma e do PMI, é o fundador e
Agile Coach da Massimus (http://www.massimus.com), uma empresa focada em APM (Agile
Project Management), formação e coaching. Possui mestrado em Tecnologia da Informação pela Universidade de Stuttgart, na Alemanha. Tem trabalhado e adquirido experiência em empresas como Itautec-Philco S/A, DaimlerChrysler AG, Instituto Fraunhofer, Fundação Paulo Feitoza e FUCAPI (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica). Trabalhou por três anos como ScrumMaster e Product Owner para Benq e Siemens Mobile, onde também treinou equipes para implementar e melhorar o Scrum nos projetos. Participou como assistente de pesquisa em projetos pertencentes a LBA (Experimento de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (http://www.inpa.gov.br) em cooperação com a JICA (Japan International Cooperation Agency) e a NASA (National Aeronautics and Space Administration).

Local:
Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer – CTI (no auditório)
Rodovia Dom Pedro I (SP - 65), km 143,6 - Campinas – SP
Mapa: http://www.cti.gov.br/index.php/fale-conosco/mapa-telefone-e-endereco.html
Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.


Momento: 16 de novembro de 2011 – quarta-feira
Horário              Atividade
08:30    09:00    Credenciamento
09:00    09:30    Palestra “Institucional PMI®”
09:30    11:00    Palestra “Valores e Práticas de Agile e Scrum”
11:00    11:30    Perguntas, Avaliação e Sorteio de cortesias e livro

Evento Gratuito
Data máxima para inscrição: 14 de Novembro – 14 horas ou até o término das vagas.
Estacionamento gratuito no local.

Inscrições:
Os interessados deverão inscrever-se pelo site http://www.softmag.com.br/treinamento.html, acessando pré-inscrição.
Não serão realizadas inscrições por telefone.
Não serão realizadas reservas de vagas.

Valem 2 PDUs. LIMITE DE VAGAS: 150

REALIZAÇÃO:

project1


softmag1

Inscrições - Eleições CIPA 2012
Escrito por Administrador
Sex, 11 de Novembro de 2011 10:04


CIPA


Veja o Edital de Abertura - 08 de novembro de 2011

Boletim Inform@ Facti - novembro 2011
Escrito por Administrador
Qui, 03 de Novembro de 2011 08:42
facti_out

Veja o Boletim aqui

CTI participa de importante evento sobre a gestão de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no exterior
Escrito por Administrador
Ter, 01 de Novembro de 2011 08:56

Entre os dias 11 e 22 de setembro, a pesquisadora Sabrina Rodrigues Sousa, integrante do projeto AMBIENTRONIC, participou da terceira edição da StEP E-waste Summer School, curso intensivo organizado e financiado pelas instituições StEP Initiative, United Nations University, EMPA (Swiss Federal Laboratories for Materials Science and Technology), e empresas Philips, Umicore, Nokia, Dell, HP e Swico Recycling. Após um criterioso processo de seleção, 19 pesquisadores de diversas nacionalidades foram selecionados, sendo Sabrina a única representante da América Latina.
O objetivo principal da StEP E-waste Summer School é proporcionar aos pesquisadores envolvidos com a problemática dos resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) uma oportunidade para compartilharem seus conhecimentos, interagirem com especialistas e firmarem parcerias colaborativas para o desenvolvimento de pesquisas científicas de alta qualidade em todas as áreas relacionadas a REEE, de políticas a tecnologias, de economia a aspectos socioambientais. Dentre os especialistas estava Ab Stevels (Delft University of Technology, Holanda) renomado por seu trabalho pioneiro na implementação do Ecodesign e sistemas de logística reversa e reciclagem na indústria eletrônica.
O evento aconteceu no Philips High-Tech Campus em Eindhoven (Holanda), na planta de recuperação de metais preciosos da Umicore em Hoboken (Bélgica) e incluiu a participação no World Resources Forum em Davos (Suíça). As atividades envolveram: apresentações dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes, apresentações e mesa redonda com especialistas, visitas técnicas à empresas, e coordenação de um workshop durante o World Resource Forum.
Os conhecimentos adquiridos pela pesquisadora na StEP E-waste Summer School irão contribuir para o desenvolvimento de projetos no âmbito do AMBIENTRONIC.




Foto tirada durante a sessão de desmontagem de produtos Philips, coordenada por Ab Stevels

Página 1 de 23


Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer - CTI - CNPJ: 04.822.500/0001-60
Rodovia Dom Pedro I (SP - 65) Km 143,6 Bairro: Amarais - Campinas (SP) CEP: 13069-901
Telefone: (0xx-19) 3746-6000 / Fax (0xx-19) 3746-6028